É uma pergunta objetiva. Aliás, responder onde está localizado o filtro de combustível pode fazer você abandonar a leitura agora. Mas, como não gostamos de enrolar, vamos direto ao ponto: geralmente, ele fica entre o tanque e o motor.
Isso porque sua função é, literalmente, filtrar o combustível, retirando suas impurezas. Assim, o líquido é encaminhado ao motor para que a combustão seja realizada.
Pequeno e simples, com entrada e saída, o filtro de combustível é um objeto de fácil substituição, cuja ação não requer tanto trabalho assim.
Para fins de senso comum, a pergunta está respondida. Mas vale a pena continuar a leitura, pois daremos outras informações fundamentais sobre a peça. Além disso, o filtro geralmente está localizado onde falamos, o que não quer dizer sempre.
Nos carros antigos, o filtro de combustível ficava dentro do cofre, próximo do motor. Ele precisava estar perto da bomba – por sua vez mecânica e integrada ao propulsor. Simples de encontrar e trocar quando necessário.
No entanto, essa facilidade ocorria quando quase todo o funcionamento do carro era mecânico. A parte elétrica dizia respeito às luzes do veículo, ao rádio e toca-fitas (se houvesse), ao ar-condicionado (idem) e auxílio na partida.
Com o surgimento da injeção eletrônica, isso se tornou mais complexo. A bomba de combustível, por sua vez, passou a ser integrada ao tanque, estando dentro do reservatório. O filtro continuou perto do tanque, mas a partir dali em uma área externa, geralmente abaixo da carroceria.
O problema desta configuração era a exposição ao impacto com o solo e a objetos que colidissem contra ele, como pedras. Assim, as trocas ocorriam não necessariamente pelo desgaste natural, mas, sim, por eventuais imprevistos.
Por isso, a pergunta “onde está localizado o filtro de combustível” ganhou diferentes respostas em relação a alguns veículos, nos quais a peça integrou-se à bomba de combustível, dentro do tanque.
Essa alteração preveniu os imprevistos, garantindo maior durabilidade à peça. Entretanto, o processo de troca tornou-se mais elaborado, pois já não bastava fazê-la retirando junto da bomba.
Carros como Onix, Cobalt, Spin e Prisma, da Chevrolet, ainda mantêm o componente do lado externo, preso sob a carroceria. Isso torna a sua substituição facilitada, uma vez que basta retirar algumas travas para ter acesso a ele. O Jeep Compass, na sua versão Flex, é outro a utilizar esse sistema.
Já em modelos da Honda, como City, Fit, WR-V, e HR-V, o filtro fica entre os bancos, sob o console central. Esse filtro fica dentro da bomba de combustível, que também terá que ser retirada quando houver necessidade de troca do filtro. Essa disposição acontece pelo fato do tanque estar em posição central, logo abaixo dos bancos dianteiros.
Ainda na Honda, o modelo Civic tem o filtro e a bomba de combustível fora do tanque, embaixo do banco traseiro, o que facilita sua troca.
E onde está localizado o filtro de combustível nos carros da Ford, especificamente Ka e Fiesta? Próximo ao tanque, em cima dos dutos de alimentação.
O Hyundai HB20, por sua vez, traz a peça junto ao tanque, mas também conta com uma proteção que evita impactos de pedra ou contra o solo.
Agora é a vez do Volkswagen Gol, no qual o filtro está ao lado do tanque, em um espaço apertado, embora sem dificuldade para substituição. Por fim, o ASX, da Mitsubishi, exibe o item entre o tanque e o carburador.
Em suma, as variações dos locais não comprometem a função do filtro de combustível, mas exigem atenção específica para cada modelo.
O filtro é um item de defesa do automóvel, mais especificamente do motor. É ele que impede a bomba de combustível de queimar e que os bicos injetores fiquem entupidos.
Na maioria dos casos, é composto de aço, alumínio ou até mesmo plástico, além de uma malha de papel à base de fibras de celulose.
Trata-se da porta de entrada do combustível, que retém as impurezas do líquido, permitindo que ele chegue limpo aos bicos injetores do motor.
Atualmente, os veículos alertam sobre vários problemas em seu próprio painel. Não os ignore! Verifique imediatamente o seu filtro de combustível quando observar algum dos sinais abaixo.
O prazo médio de troca do filtro de combustível é entre os 10 mil e 15 mil km, mas isso depende de cada modelo e montadora. Portanto, o proprietário deve verificar no manual do fabricante qual a indicação de frequência para substituição do item.
Algumas variáveis podem gerar um desgaste anormal no filtro, de modo a antecipar a necessidade de troca. A qualidade do combustível e as condições de limpeza do tanque, por exemplo, farão a diferença na vida útil da peça.
Vale ressaltar que o filtro de combustível não pode receber limpeza. Portanto, quando houver problema, é preciso substituí-lo.
A limpeza do tanque de combustível não é unanimidade entre todos os profissionais do ramo; alguns indicam o procedimento apenas para veículos antigos.
Isso, entretanto, não anula a importância de se verificar se não existem impurezas no tanque que possam ser transportadas para o filtro, e depois para o motor.
Para não sobrecarregar o filtro e danificar o motor, a limpeza do tanque é recomendada em carros que abastecem com combustíveis não confiáveis, ou quando utilizam frequentemente o automóvel com o tanque na reserva.
Andar com o tanque na reserva é um péssimo hábito, que além de eventualmente deixar o motorista parado em situação de tráfego intenso, onde o combustível pode acabar antes da chegada ao posto de abastecimento, constrange o próprio motorista e os demais veículos em trânsito.
Afinal, uma parada abrupta por falta de combustível é situação de risco, podendo gerar um acidente e, no mínimo, piorando o tráfego da cidade.
A limpeza do tanque também deverá ser efetuada quando o filtro estiver necessitando de trocas muito frequentes, pois esse é um indicativo de que o reservatório está sujo.
Para executar a limpeza do tanque, um profissional também deve ser contratado. O item deve ser retirado do veículo e todo resíduo de combustível esvaziado.
O filtro de combustível vencido ou danificado pode comprometer a bomba de combustível e sujar o sistema de injeção, especialmente os bicos injetores. Isso pode provocar falhas e afetar o rendimento.
Falhas na hora de acelerar, principalmente em marchas lentas e dificuldades ao arrancar também podem significar que o filtro de combustível está sujo, ou até mesmo entupido.
Além das impurezas do combustível o filtro retém água, ferrugem e outros resíduos que ficam no fundo do tanque.
Tudo isso, porém, pode ser evitado. Basta respeitar os prazos de troca!
O bom e duradouro desempenho de um carro também deve ser garantido verificando a qualidade do combustível que é utilizado no seu abastecimento. Infelizmente, muitos postos de gasolina oferecem combustível adulterado.
Embora o preço acessível seja fundamental na relação custo-benefício, valores baratos demais podem dar prejuízos futuros ao veículo. Muitas vezes, a queda no preço significa alterações nocivas na composição original do combustível.
Combustíveis adulterados trazem danos silenciosos e irreversíveis. E vale lembrar que essa prática é considerada crime por lei no Brasil, embora muitos consigam driblar as fiscalizações.
A explicação é que o combustível adulterado reúne componentes químicos encontrados na gasolina comum, mas a questão-chave é a quantidade de álcool hidratado na mistura.
Os sintomas observados são motor mais fraco, alto consumo de combustível, e falhas ao dar a partida. Barulhos no motor ou no escapamento também são consequências.
Outra forma de alteração é a adição de solventes, que tem poder de explosão e combustão muito alto, dificultando a percepção pelo motorista da fraude, já que isso não altera o rendimento do motor.
No entanto, com a frequência do uso, o solvente derrete todos os componentes do sistema de injeção de combustível, especialmente aqueles vedados com borrachas.
Assim, até gasolina pode vazar com resíduos da borracha, entupindo os bicos injetores. Todo o caminho por onde o combustível adulterado com solventes passa estará corroído.
Por fim, destacamos que o etanol também sofre com a fraude, sendo normalmente trocado por metanol (que é tóxico), ou misturado com água além do limite permitido.
Estar em dia com a revisão do seu carro e, consequentemente, com a devida verificação da validade do filtro de combustível é uma recomendação para todos os proprietários.
Tais cuidados são essenciais, mas podem não gerar nenhum efeito caso um combustível adulterado afete o sistema, por exemplo. Portanto, frequente postos e oficinas confiáveis, mantendo contato com profissionais de sua confiança.
Diante de tudo isso, fica nítido a importância não apenas de saber onde está localizado o filtro de combustível, como também uma série de aspectos relacionados. Cuide bem do seu veículo!
Afinal, a maioria dos problemas podem ser evitados pela manutenção preventiva e revisões recomendadas. Não esqueça que prevenir um problema é muito mais fácil do que remediá-lo.