Se a luz do óleo acende e apaga quando acelera, saiba que esse é um sinal de alerta importante, exigindo um olhar atento e imediato.
Dirigir um veículo nunca deve ser apenas… dirigir. Ao assumir o volante, o condutor precisa ter noção sobre uma série de elementos técnicos essenciais a essa tarefa.
Afinal, são vários os aspectos envolvidos. Dirigir requer o domínio de inúmeros âmbitos, variando desde a coordenação motora, até o conhecimento das regras viárias e da disposição das ferramentas dentro do automóvel.
É fundamental saber o que o veículo tenta informar, para que se realize todos os reparos necessários e, dessa forma, acidentes e desconfortos sejam evitados.
Por exemplo: ao perceber que a luz do óleo acende e apaga quando acelera, você sabe o que significa?
É o que explicaremos neste texto. Mas, antes, vale analisar mais a fundo a parte dos tais “inúmeros âmbitos” mencionados acima. Confira!
Os aspectos citados na introdução são primordiais à formação de motoristas preparados, tanto para dias comuns, quanto para aqueles em que o condutor se depara com condições adversas de dirigibilidade.
Essas podem ser causadas por distintos motivos, como luz, tempo ou problemas no veículo.
O número de acidentes no trânsito brasileiro revela um cenário caótico. O quadro resultou em 32.655 mortes em 2018, de acordo com o Observatório Nacional de Segurança Viária (OSNV).
Mesmo que tenha havido melhora em comparação a outros anos, os índices de incidentes no tráfego ainda estão muito acima (negativamente) da meta estabelecida em 2011. Na época, o governo brasileiro estipulou redução da totalidade de mortes pela metade.
Fato é que conhecer o próprio carro, seus elementos e sinais de aviso é primordial para uma direção defensiva, além de auxiliar a reduzir o índice de amaxofobia – isto é, o medo de dirigir. Estar no controle e compreender o que ocorre, indubitavelmente, proporciona um quadro mais seguro para todos os envolvidos.
No entanto, embora o ensino desde a infância e nas aulas teóricas do CFC tenha se fortificado neste século, não é nada incomum que alguns motoristas não saibam o significado de certos elementos no painel.
Atualmente, a quantidade de informação, no geral, é cada vez maior, e nem sempre o aprendizado acompanha esse ritmo.
Nesse contexto, entender o que o sistema de iluminação do automóvel informa deve ser prioridade, uma vez que ele apresenta dados essenciais.
As informações vão desde aquelas mais básicas – como a colocação do cinto de segurança e abastecer o tanque – até as mais difíceis de serem percebidas a olho nu (exemplo: problema mecânico).
Um desses importantes alertas é a luz do óleo, normalmente aparente no painel veicular, em luz avermelhada. O que poucos sabem é que esse indicativo pode ter diversos significados; então é preciso observá-lo com cautela.
As luzes do painel do veículo podem se apresentar por distintas formas e cores, formando um amplo leque de significados. Elas devem acender tanto quando a chave for virada na ignição, como também ainda antes de dar partida no motor.
Além de prestar atenção na imagem do alerta, a cor deve entrar como elemento essencial da análise. Aqueles que surgem com uma tonalidade amarela, meio alaranjada, indicam um problema sério ao motorista, mas que não precisa ser controlado imediatamente.
Os que possuem luz vermelha, mais intensa, significam urgência. Caso o fato não seja checado, o motor poderá ser danificado.
Embora sejam muitos os símbolos passíveis de aparecer, guiar-se pela cor já é um excelente método. Citamos aqui alguns exemplos de alertas amarelos e vermelhos.
As imagens no painel costumam ser de fácil compreensão, levando a uma análise aparentemente intuitiva sobre o quadro. Entretanto, prestar atenção aos detalhes e dominá-los é essencial.
Afinal, nem tudo é tão óbvio. Por exemplo, o ícone da bateria pode estar aparecendo não por conta, necessariamente, da própria bateria. Ele também acende devido a um mau funcionamento do sistema elétrico em geral, incluindo alternador, correia, fios etc.
Ocorre que certas particularidades fazem uma tremenda diferença. O signo da luz do óleo, mostrado com claridade avermelhada, possui mais de um sentido, variando de acordo com o momento e forma que é exibido.
Logo, é preciso uma análise objetiva para identificar realmente o problema, como explicado anteriormente.
Neste espaço, enfim abordaremos as situações em que a luz do carro acende e apaga quando acelera. Vale ressaltar que esse fato não indica um problema no painel, mas, sim um contratempo interno do veículo.
No motor, existe um sensor que analisa quando a pressão do óleo está baixa. A partir do momento em que ela se aproxima de um nível crítico, a luz pisca para alertar o motorista. Isso indica falta de pressão ou vazão no sistema de lubrificação.
Uma solução comum nesses casos é substituir o óleo atual, ou completar o índice. Porém, há várias outras formas de o problema se manifestar, cada qual com sua solução. Confira abaixo.
Se, depois da verificação, for confirmado que há óleo, então a questão é outra. Para certos veículos, em especial alguns mais antigos, é normal que a luz do óleo pisque quando o motor está quente.
Isso normalmente vem até escrito no manual, vale a pena dar uma conferida. Esse fato é comum em modelos mais antigos da Volkswagen, por exemplo. Também pode ocorrer em automóveis muito turbinados.
Se não for apenas o motor quente, pode ser uma disfunção mais grave. Às vezes é simplesmente mau contato no sensor da pressão de óleo (o fio da “cebolinha”), localizado próximo ao motor.
Para essa possibilidade, basta encaixar da maneira adequada, que deve tudo voltar à normalidade. Caso o fio seja solto de vez, a consequência disso será a luz ficar acesa direto, sem piscar.
Outra eventual hipótese é um problema na pressão em decorrência de um filtro de óleo ruim. Assim, a solução é lógica: basta trocar essa peça o quanto antes.
Mais uma possibilidade que pode acionar o alerta é quando uma bomba de óleo de má qualidade gera falhas na lubrificação. O não funcionamento pleno desse item faz com que o óleo deixe de penetrar com eficiência nos locais necessários.
Um sistema de lubrificação com borras muito provavelmente terá sua operação atrapalhada. Basicamente, elas são resíduos sólidos que se acumulam ao longo do tempo, podendo interferir na circulação dos componentes.
O óleo errado pode estar diretamente relacionado ao acionamento do alerta no painel. O tipo incorreto pode esquentar muito e ficar excessivamente fino, atrapalhando a lubrificação e o nível da pressão no geral. Lembrando que óleo sintético não é a melhor opção para carros antigos, isso é mito!
Resumindo, o ideal sempre é que, quando a luz acender, o motorista pare de dirigir e comece a observar. A partir disso, é vital analisar o que pode ser o causador da luz.
O primeiro passo é conferir o nível do óleo, já que este é o motivo mais comum para essa situação.
Se possível, inclusive, já vale contatar a oficina mais próxima para receber a assistência necessária.
Caso a luz do óleo fique acesa direto, sem apagar quando o motorista acelera, significa que o problema é grave. O motor já está correndo perigo maior de sofrer consequências negativas. Diante disso, procure ajuda profissional urgentemente.
Em suma, esse tipo de cuidado faz toda a diferença na conduta veicular, forjando motoristas preparados e conscientes. Tal prática melhora o cenário rodoviário e diminui a ocorrência de situações de desamparo.
São itens cruciais para fazer do trânsito brasileiro um espaço seguro. Faça a sua parte e fique atento à luz do óleo e outros aspectos do seu veículo!
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