Os serviços de estética automotiva potencializam a beleza e o valor de revenda dos veículos.
A procura por centros de estética automotiva tem aumentado consideravelmente nos últimos anos. Isso porque os apaixonados por carros buscam zelar pelos mínimos detalhes em relação à aparência do veículo, com objetivo de deixá-lo ainda mais bonito.
Entretanto, os benefícios deste tipo de cuidado vão muito além da questão estética, pois um serviço realizado corretamente pode aumentar a vida útil do carro. A revisão e o aperfeiçoamento reduzem o desgaste e evitam adversidades causadas pelo tempo.
Os centros de estética automotiva contam com profissionais qualificados e especializados para tornar o visual do veículo cada vez mais elegante. Isto é, os centros são vistos como verdadeiros “salões de beleza automotivos”.
Vale lembrar que pessoas com interesse em revenda costumam procurar a estética automotiva, pois – além de garantirem um visual mais sofisticado – os serviços prestados elevam o preço do automóvel.
Alguns dos serviços realizados na estética automotiva, são:
Os cuidados com o interior de um veículo têm como objetivo central a potencialização da limpeza, remoção e prevenção de manchas. Já a lavagem externa conta com a administração de produtos específicos na pintura que dão um toque especial na aparência da lataria.
Os amantes da estética automotiva contam com a vantagem do baixo custo inicial para quem tem interesse em investir na área ou simplesmente deseja manter seu carro com aspecto de novo.
Para detectar e eliminar manchas e sujeiras – como aquelas que se alojam em pequenos espaços e necessitam de um cuidado maior -, a dica é optar pela higienização interna do automóvel.
Sem contar a limpeza em si, outro benefício do serviço é a eliminação de fungos invisíveis, germes, ácaros, bactérias, auxiliando no bem-estar de quem utiliza o carro.
A recomendação para esse método é realizá-lo ao menos duas vezes por ano, especialmente em casos de quem transporta animais de estimação, ou se o carro é destinado ao trabalho.
A limpeza deve ser feita por um profissional especializado, dada a necessidade de se remover partes do veículo como o estepe e os bancos dianteiros. Para se ter uma ideia, a higienização é tão minuciosa que vai desde o revestimento do chão até o teto, além de passar pelo porta-malas, portas e painel.
Adeptos afirmam que, ao fim do serviço, a sensação de dirigir é a mesma da primeira vez diante do carro novo.
A vitrificação consiste na aplicação de uma camada líquida que reveste a lataria e desenvolve uma película para a pintura. Considerado um dos serviços contemporâneos da estética automotiva, ele serve para evitar que a poeira desgaste a pintura do veículo, já que os poros de verniz se fecham e resistem ao clima, arranhões e raios UV.
Com a vitrificação, o automóvel tem sua aparência renovada, e que certamente será mais duradoura. Além de tudo, a superfície do carro torna-se repelente à água e mais suave ao toque.
Para garantir tais efeitos, são aplicados produtos de alta performance que atuam sobre toda a superfície externa. Mas para realizar o serviço é necessário primeiro fazer um espelhamento para remover todos os riscos da superfície.
A oxi-sanitização é muito mais potente do que a higienização feita com cloro. Neste serviço, usa-se o gás ozônio como sanitizante natural, que possibilita aniquilar fungos, bactérias e até mesmo vírus, auxiliando na prevenção de doenças e na melhora da qualidade do ar.
Para quem pretende eliminar cheiros agressivos como o de cigarro, animais de estimação e alimentos, essa técnica também é altamente recomendada.
Dentro da estética automotiva, existe uma técnica para deixar a pintura mais brilhante e evitar arranhões no veículo, chamada espelhamento. O método consiste na aplicação de uma camada de verniz.
Com durabilidade de seis meses, o serviço pode garantir proteção contra luz solar, chuva, poeira, riscos e outros desgastes. Ao menos duas vezes por ano o procedimento deve ser refeito.
Ao contrário do polimento (que serve para raspar o verniz), o espelhamento serve para deixá-lo nivelado.
Capaz de garantir uma aparência mais elegante à pintura, o polimento é indicado para veículos que já oferecem algumas marcas na lataria. Entre elas estão manchas e pequenos riscos, ou, ainda, outros danos na pintura ocasionados por fatores como: ação do tempo, alta exposição ao sol e troca de peças repintadas. Tais elementos deixam o automóvel com aspecto opaco e sem brilho.
O método desse serviço é baseado na utilização de uma ferramenta que produz rotações, aplicando produtos abrasivos e polidores. Assim, a camada danificada do veículo é retirada, de modo a recuperar o brilho. Esse fenômeno ocorre devido às camadas desgastadas de verniz na pintura.
Em determinados casos, a técnica pode ser altamente abrasiva e, justamente por essa razão, recomenda-se o polimento somente nas situações descritas acima. O ideal é que sejam executadas quatro etapas de polimento abrasivos até que se retire todo o verniz.
A higienização do ar-condicionado é um dos serviços mais procurados da estética automotiva; afinal, com o tempo, diversos fungos, ácaros e bactérias se acumulam no veículo, juntamente com partículas de poeira. Tudo isso reduz drasticamente a qualidade do ar.
Limpezas periódicas são de suma importância para a prevenção de alergias nas mucosas, na pele e irritações respiratórias. Sem contar que a higiene auxilia na vida útil do aparelho, pois o acúmulo de resíduos e umidade podem danificar o ar-condicionado.
Independentemente da estética automotiva, a troca do filtro de cabine deve ser feita sempre que houver a presença de odores desagradáveis nas saídas de ar.
Para assegurar a proteção do condutor e dos passageiros, a cristalização é um dos serviços mais indicados. A técnica consiste na impermeabilização do para-brisa do carro. Assim, mesmo em dias chuvosos ou com muita neblina, a visibilidade do motorista não será comprometida.
A aplicação pode se estender aos outros vidros do veículo, pelo fato de criar uma barreira de alta resistência contra respingos do asfalto, insetos, salinidade marinha e outros resíduos que podem se aglutinar na superfície do vidro.
As grandes cidades contam com um fenômeno chamado chuva ácida, que ocorre quando os gases poluentes se misturam à água da chuva. Quando essa água se evapora, o que resta são os agentes contaminantes que aderiram à superfície do veículo.
A higienização comum não consegue eliminar tais agentes. Pior: podem manchar a pintura, ou mesmo corroê-la. Por isso, a estética automotiva inclui o método de lavagem para eliminação das sequelas deixadas pela chuva ácida. Vale salientar que esse tipo de lavagem eleva a vida útil da lataria e evita possíveis marcas.
Voltando a falar do polimento, ele extingue o desbotamento e o aspecto amarelado e fosco que, com o tempo, surge rotineiramente nos faróis. Além de aprimorar a aparência do automóvel, esse método melhora a segurança e a visibilidade do motorista.
Dessa forma, os faróis e lanternas retornam à sua capacidade original de iluminar de forma potente.
Alguns procedimentos que costumam ter um valor de custo mais elevado são:
Para quem é adepto dos bancos de couro, é importante saber que eles necessitam de um cuidado especial. Isso porque o couro tende a desbotar e ressecar com facilidade ao longo do tempo, principalmente com o acúmulo de resíduos.
Com o método feito corretamente, o couro é higienizado, e seu PH equilibrado. A manutenção proporciona um toque macio, reestabelecendo a umidade natural. Dessa forma, reduz-se até mesmo o rangido da superfície.
Já em relação a limpeza técnica do motor, entra em ação a prevenção do mau funcionamento do motor devido ao acúmulo de sujidades. O martelinho de ouro, por sua vez, recupera pequenos amassados na lataria causados por eventos como chuva de granizo.
Para finalizar, a higienização externa do automóvel também é uma das modalidades compreendidas pela estética automotiva. Mas engana-se quem pensa somente em água e sabão.
Esse tipo de lavagem conta com produtos de alta performance, desenvolvidos com tecnologia de ponta e que, na maioria dos casos, auxiliam na economia de água. É importante frisar que esse cuidado ajuda a evitar a deterioração das superfícies externas.
Com intuito de prevenir o mau funcionamento do veículo, existe a limpeza do motor. O procedimento tende a ser realizado de forma artesanal, utilizando produtos biodegradáveis, aplicados com o auxílio de pincéis.
Vale a pena reiterar que a estética automotiva, além dos profissionais e serviços, depende do cuidado e manutenção do proprietário do veículo.
Manter a funilaria livre de riscos e danos, priorizar uma higienização periódica, preservar o interior do veículo de objetos que possam danificá-lo, são alguns exemplos de precauções que devem ser tomadas regularmente.