Com velocidade máxima de 400 km/h, a Kawasaki Ninja H2R é a moto mais rápida do mundo, em disputa que traz outros fortes nomes.
Não existe amante de motos – ou de qualquer outro veículo – que não coloque a velocidade como um dos principais critérios de avaliação, juntamente com a mecânica e a tecnologia.
As motocicletas evoluíram significativamente nos últimos anos, a ponto de, hoje, várias delas ultrapassarem a marca de 300 km/h. E você sabe qual é a moto mais rápida do mundo na atualidade?
Continue a leitura para descobrir não só essa informação, mas também conferir uma seleção de velozes exemplares no mercado.
A Ninja H2R ocupa o posto máximo desde o seu lançamento em 2015, embora a variante que quebrou o recorde de velocidade seja própria apenas para pista de competições.
Como a façanha não foi obra de um modelo para ruas, estradas e demais vias, algumas pessoas não a consideram a moto mais rápida do mundo.
O modelo tem impressionante potência de 300 cv, gerada por um motor de 4 cilindros e 998 cc. Até hoje, essa é a única moto que conseguiu alcançar 400 km/h, marca atingida pelo piloto Kenan Sofuoglu em 2016, em uma ponte na Turquia. Seu valor é de R$ 357.000.
Integrante do Guinness World Records (livro dos recordes) como a moto mais poderosa e mais cara para produção, a velocidade da MTT Turbine Superbike Y2K também é, sem dúvidas, um fator surpreendente.
Este modelo alcançou 365 km/h graças ao motor Rolls-Royce Allison turbinado com 320 cv de potência, disponível em sua versão mais famosa.
A MTT Turbine Superbike Y2K foi criada por Ted MecIntyre, da Marine Turbine Technologies, e ficou conhecida como a moto que “usa motor de helicóptero”.
Uma nova versão da motocicleta já está em desenvolvimento, com o objetivo de obter 420 cv de potência. Quem quiser comprar a Y2K, terá que desembolsar mais de 185 mil euros.
Talvez uma das motos menos conhecidas da lista, a Lightning LS-218 é um modelo elétrico, o que chama ainda mais atenção por ter conquistado seu espaço.
Com produção iniciada em 2014 nos Estados Unidos pela Lightning Motorcycle, o modelo consegue oferecer autonomia de 640 km com apenas uma carga.
Um exemplar da Lightning LS-218 atingiu 351 km/h, mas com modificações desde a saída da fábrica. Quanto à velocidade máxima do modelo inalterado, ainda não foi confirmada por uma fonte confiável. Seu preço gira em torno de 39 mil euros.
O modelo da BMW já atingiu 350 km/h, em uma versão HP4. Entre os grandes diferenciais desta moto está o seu peso, extremamente leve: apenas 169 kg com o tanque vazio.
Pela moeda nacional, ela pode ser adquirida por R$ 98.900,00. A versão de fábrica da motocicleta, sem qualquer alteração, atinge 303 km/h.
Lançada em 2012 para enfrentar a Suzuki Hayabusa e seu posto de moto mais rápida do mundo à época, a Kawasaki Ninja ZX-14R fez jus ao nome ao atingir 335 km/h e roubar a liderança da concorrente, ocupando o topo por mais um tempo.
Seu motor é enorme: de 1441 cc, gerando quase 200 cv de potência a 10.500 rpm. Embora hoje não seja o modelo com a mecânica mais atualizada, a ZX-14R possui excelente aerodinâmica, o que a mantém no Top 5 das motos mais velozes. Seu valor está na faixa dos 50 mil reais.
Modelo mais novo da lista, a Ducati Panigale V4-R gera 221 cv de potência, com 11,5 kgfm de torque. Complementando os números impressionantes, o seu peso é de apenas 172 kg. Quanto à velocidade, o exemplar italiano atinge 331 km/h – dados de pista próprios para a rua, atendendo os clientes mais ambiciosos.
Embora não tão populares em solo brasileiro, as motos da Aprilia fazem grande sucesso na Europa. Com motor V4 de 1.077 cc, ela fornece 217 cv de potência, e obedecendo todas as normas do Euro 5, referentes à emissão de gases poluentes.
A versão mais recente do modelo traz componentes eletrônicos e suspensões Öhlins, que contribuem para os resultados surpreendentes. A RSV4 Factory tem velocidade máxima de 316 km/h e custa por volta de 25 mil euros.
A clássica Hayabusa foi lançada, pela primeira vez, em 1990, conquistando o feito inédito de atingir 300 km/h. Até hoje, ela acumula fãs ao redor do mundo, com rumores circulando de que, em breve, haverá uma nova geração do modelo.
Foi considerada a moto mais rápida do mundo quando estreou no mercado, mas sua velocidade precisou ser reduzida. Você pode saber mais sobre essa história continuando a leitura, que agora refresca a memória do leitor mais nostálgico.
Embora tenham perdido o posto com o surgimento de modelos avançados, vários exemplares se destacaram ao longo da história pela rapidez. Vale destacar, inclusive, que nos anos 1990 essa era uma verdadeira disputa entre as fabricantes: qual moto atingia a velocidade mais alta.
Confira alguns modelos que já foram considerados “a moto mais rápida do mundo” em outras épocas, partindo da primeira metade do século passado. Os intervalos de anos especificados nos subtítulos correspondem ao período de produção.
Com motorização V-Twin de 881 cc, esta moto atingiu 180 km/h, marco antes inédito e que não foi ultrapassado pelos próximos 22 anos. Sua antecessora, a Brough Superior SS100 (sem a especificação “Pendine”) já havia ganhado enorme destaque quando alcançou 160 km/h.
Desenvolvidas por George Brough na Inglaterra, essas motocicletas eram extremamente exclusivas, com um desenvolvimento inteiramente acompanhado pelo cliente. Dessa forma, sua produção ocorria praticamente à mão.
O recorde de 180 km/h em cima da SS100 Pendine foi alcançado pelo motociclista e jornalista automobilístico britânico, Malcolm Campbell, em Pendine Sands.
Lançada em 1948, esta motocicleta britânica carregava um motor de 998 cc V-Twin e fez história pelos altos índices no velocímetro. Foi a primeira moto a bater o recorde de 180 km/h sustentado por 22 anos pela Brough Superior SS100 Pendine.
Sem dúvidas, elevou os níveis do quão veloz uma moto de produção pode ser, atingindo o marco de 240 km/h. Embora tenha deixado de ser fabricada em 1952, seu recorde permaneceu intacto por 35 anos, até que a Honda VF1000R conseguisse superá-lo.
Em fevereiro de 2018, durante leilão realizado por Bonhams em Las Vegas, um dos 19 exemplares sobreviventes da Black Lightning foi vendido por altíssimos U$ 929.000,00 para um australiano cujo nome não foi divulgado.
Definida como a primeira Ninja – ainda que este não tenha sido seu nome original -, a GPZ 900R inaugurou essa família de motos super rápidas da marca japonesa.
Com velocidade máxima de 254 km/h, o modelo apresentava motor de quatro cilindros em linha de 908 cc. O tremendo sucesso lhe garantiu 12 anos de produção.
Não demorou muito para que outras fabricantes começassem a desenvolver concorrentes, como a Suzuki GSX-R 1100 (GHJ), lançada em 1986 alcançando 257 km/h, e a Honda CBR 100F, um ano depois, batendo 264 km/h.
Logo após seu lançamento, o modelo ocupou o cargo de moto mais rápida do mundo por seis anos, comercializada como ZX-11 Ninja na América do Norte, e como ZZ-R1100 no resto do mundo. Em 2002, a fabricante japonesa substituiu-a pela ZZ-R1200 (ZX-12C).
Sem dúvidas, uma moto que entrou para a história da Honda e segue bastante lembrada. A montadora desenvolveu a CBR 1100XX como forma de desafiar a Kawasaki Ninja ZX-11 pelo título de moto mais rápida do mundo.
E teve sucesso, já que a Super Blackbird alcançou 288 km/h, desbancando a concorrente.
Se o assunto é velocidade, a Hayabusa voa baixo rumo às mentes dos amantes de moto. Quando foi lançada em 1999, todos observaram com admiração essa máquina aerodinâmica.
Por conta de seu motor 4 cilindros em linha de 1298cc, a moto apresenta potência de 175 cv a 9.500 rpm, propiciando impressionantes 312 km/h de velocidade máxima.
Por mais que o modelo da Suzuki encantasse a muitos, tanta rapidez desagradou alguns políticos e chefes de estado. Como consequência, foi decretado um Acordo de Cavalheiros (2001) entre os principais fabricantes de veículos de duas rodas. Assim, a velocidade máxima deveria ser de 299 km/h.
Desde a implementação do Acordo de Cavalheiros, este foi o primeiro modelo a exceder 300 km/h. Lançada no final de 2007, a MV Augusta contava com um motor de quatro cilindros em linha, de 998 cc.
O “312” do nome faz alusão justamente à velocidade máxima, declarada 312 km/h.
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