Os filtros de ar são itens extremamente importantes para um automóvel, ele tem a função de fazer com que o ar chegue limpo na câmara de combustão. Isso é essencial para o funcionamento de um carro, porque, caso os detritos de fato chegassem à câmara de combustão, a queima de ar e combustível não seria feita da forma mais adequada.
Mas ai chega o momento da trocar, você vai até uma autopeças para comprar o filtro da Tecfil e o balconista pergunta “normal ou esportivo?”, então a dúvida surge “qual é a diferença entre o filtro de ar esportivo e o filtro de ar normal?”
Existem diversas diferenças entre os dois, a principal é seu formato e sua composição. Além disso, a performance de um automóvel com filtro de ar esportivo é diferenciada, em relação ao filtro de ar comum. Conheça aqui as diferenças entre os dois.
A função do filtro de ar esportivo é a mesma que um filtro de ar padrão, porém o diferencial dele é que a peça consegue colocar mais ar para a câmara de combustão dentro do motor. Isso faz com que o veículo consiga realizar uma maior queima de combustível, consequentemente ele ganha um pouco mais potência.
O aumento da potência varia de acordo com o motor do automóvel, os fatores a serem considerados é a condição dele e a potência original do motor. É importante ressaltar que o filtro de ar tem a função primária de evitar que as impurezas cheguem ao motor, o ganho de potência é apenas uma vantagem a mais.
O filtro de ar esportivo traz algum tipo de prejuízo? Infelizmente sim. O ganho de potência pode não ser sentido em baixas rotações, ou seja, se você mora em uma cidade grande talvez não sinta nada de diferente com seu motor, isso acontece por conta do trânsito caóticos das metrópoles.
Em uma estrada, com o motor com a rotação alta é possível sentir um diferença clara, mas nas cidades não. O filtro de ar esportivo pode trazer prejuízos a médio prazo, pois ele permite uma entrada maior de ar, o que faz com que ele tenha menos camadas no papel.
Ter menos camadas no papel pode fazer com que as menores partículas de poeira e fuligem cheguem ao motor, o que contribui para o desgaste excessivo dos cilindros. Algo dito pelo professor de engenharia mecânica, Silvio Shizuo, ao portal do Terra, em uma entrevista em 2013.
“Por liberar mais entrada de ar no motor, o filtro esportivo contém menos camadas no papel, liberando muita poeira e sujeira para a câmara de combustão, que com o tempo podem acabar se tornando uma espécie de lixa e provocar o desgaste excessivo dos cilindros”, disse o professor.
A razão desse prejuízo é o fato de que esse tipo de filtro de ar foi criado para veículos esportivos, os quais possuem uma troca de componentes mais frequentes. Por isso, o filtro de ar esportivo não é indicado para um uso a longo prazo.
Agora que você conhece um pouco mais sobre o item, é necessário saber como instalar o filtro. Existe uma grande diferença entre o formato de um filtro de ar esportivo e um tradicional, enquanto um tem o formato quadrado, o outro possui o formato cilíndrico.
Os filtros de ar mais tradicionais ficam em uma espécie de receptáculo, a chamada caixa de ar. A instalação do filtro de ar esportivo ocorre de maneira simples, veja o passo a passo.
1. Desmonte a caixa de ar
A primeira etapa é retirar a caixa de ar por completo do motor do automóvel. É um processo fácil de fazer, basta retirar a braçadeira presa no duto de ar e soltar a caixa.
2. Encaixe o filtro de ar esportivo
Depois que tirar a caixa de ar, está na hora de colocar o filtro de ar esportivo. A peça vai entrar direto no bucal do duto de ar, não há necessidade de uma caixa para proteger a peça.
3. Fixe o filtro com a braçadeira
Com a braçadeira original prenda o filtro de ar esportivo e pronto, a peça está instalada. É importante ficar atento se o item é compatível com o motor do veículo, talvez seja necessário um adaptador.
Sabemos como funciona o filtro de ar, seus benefícios e suas desvantagens, mas ele vale a pena? Para isso é necessário analisar diversos fatores, tais como valores e o tempo de troca entre eles.
Um dos fatores principais que fazem as pessoas optarem pelos filtros da Tecfil é a facilidade de acesso a eles. Um filtro de ar tradicional de um Chevrolet Onix (o carro mais vendido ano passado) custa em torno de R$30,00. Já o filtro de ar esportivo para o mesmo veículo custa em média de R$100,00.
Depois do preço o tempo de troca é um dos itens mais importantes ao levar em consideração. Um filtro de ar padrão pode variar no prazo de troca, pois vai depender do ambiente de rodagem do veículo, entretanto é recomendado periodicamente fazer uma análise visual no produto e verificar o nível de contaminação do mesmo. O filtro de ar esportivo deve-se adotar a mesma prática.
O ganho de potência do filtro de ar esportivo é pouca, segundo a revista Quatro Rodas, o aumento pode chegar no máximo a 3%. Para efeitos de comparação, se o motor do carro é de 100 cv, a utilização do filtro de ar faz com que ele tenha 103 cv.
Com os valores de um filtro de ar esportivo é possível comprar três filtros de ar tradicionais – levando em consideração a média de valores. O ganho de potência é extremamente baixo para motoristas comuns, em cidades grandes chega a ser desprezível.
A questão principal é que para um competidor, um corredor profissional ou amador, um ganho de 3% na potência do motor é extremamente vantajoso. No caso de pessoas comuns, o filtro de ar esportivo pode ser apenas um luxo facilmente dispensável.
Talvez a troca do filtro de ar não seja a melhor maneira de ganhar potência, se é isso que você procura, então separamos alguns item que pode te ajudar. É importante lembrar que para realizar algumas modificações é necessário pedir autorização ao DETRAN.
O primeiro item que auxilia no ganho de potência é o turbo. Ele é um equipamento que quando adicionado aos motores de combustão interna, o sistema se aproveita dos gases de escape para injetar mais ar nos cilindros.
É importante lembrar que muitos automóveis não são projetados para receber esse tipo de equipamento. Então é importante estar ciente dos riscos de diminuição da expectativa de vida do motor.
A troca do escapamento também auxilia no ganho de potência. Chamado de abafador, a peça gera uma menor restrição à passagem dos gases, o que faz com que o fluxo de ar da combustão saia mais livremente pela ponteira, o que aumenta a performance.
Os ganhos de potência podem chegar a 15%, além disso, o ronco do motor fica mais agressivo com o uso do abafador esportivo, conhecido também como silencioso esportivo.
Os carros modernos possuem uma grande gama de componentes eletrônicos. O chip é outra forma de aumentar a potência do carro. O pequeno dispositivo eletrônico altera o mapeamento da injeção do veículo, fazendo o motor avançar o ponto de ignição e injetando mais combustível na mistura.
Dependendo da marca ou modelo do automóvel, a instalação do chip de remapeamento pode trazer um aumento de potência que pode variar de 15% a 65%.
Aumentar as entradas de ar do veículo é uma solução simples e não mecânica de aumentar a potência do automóvel. Isso pode fazer com que o consumo de combustível diminua. É bem simples, é necessário instalar um kit de admissão direta, que no fim, conseguirá um aumento uns 10 cv.
Seja para instalar um filtro de ar novo ou modificar algum componente, é necessário estudar para saber se os novos itens não vão prejudicar o carro. Algumas modificações pode fazer com que o carro perca a garantia de fábrica e até que ele seja recusado pelo seguro.
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