Após três tentativas, o modelo norte-americano enfim bateu o recorde e garantiu o posto de carro mais rápido do mundo.
Ser o carro mais rápido do mundo. Essa era a meta dos executivos da SSC para o Tuatara desde outubro do ano passado, mês da primeira tentativa de bater o recorde mundial, àquela altura pertencente ao Koenigsegg Agera RS – que havia chegado a 447,19 km/h em novembro de 2017.
No final do ano passado, um vídeo da SSC mostrou o Tuatara alcançando 508,73 km/h quando foi dirigido pelo piloto Oliver Webb. As imagens, no entanto, foram amplamente questionadas, o que fez com que a empresa admitisse que a forma pela qual o vídeo foi editado desse margem para sugerir que as imagens contidas nele não fossem reais.
O canal de YouTube Engineering Explained, ao analisar minuciosamente todos os dados fornecidos pela SSC, concluiu que o veículo havia chegado a “somente” 360 km/h. Ou seja, marca muito distante dos 447,19 km/h obtidos pelo carro mais rápido do mundo na época, o Koenigsegg Agera RS.
Outro fato que aumentou as suspeitas de falsidade da velocidade atingida foi que a empresa austríaca Dewetron – anteriormente apontada como validadora do recorde – afirmou que não participou da aferição de velocidade do teste, tendo sido responsável, apenas, por vender equipamentos para que a prova fosse feita.
A SSC, então, decidiu realizar uma nova tentativa. Nos dias 12 e 13 de dezembro de 2020, levou o carro para correr em uma pista localizada na Flórida, e convidou para assistir ao teste trabalhadores da mídia e influenciadores digitais.
Mesmo diante dos diversos chamamentos para comparecer ao evento, apenas um influenciador reconhecido esteve presente: o alemão Robert Mitchell – escritor e cineasta norte-americano.
No primeiro dia destinado aos testes, o Tuatara encontrou no mau tempo um obstáculo para a tão almejada meta de quebrar o recorde mundial. Devido a isso, foi necessário comparecer à pista da Flórida novamente no dia seguinte.
Equipado, em seu interior, com cinco aparelhos de GPS para garantir a assertividade da velocidade que seria atingida pelo carro, o Tuatara enfrentou problemas relacionados a superaquecimento nas passagens.
A fiação dessa considerável quantidade de equipamentos foi responsável por fazer com que o compartimento do motor do Tuatara fosse aberto de forma involuntária, limitando o desempenho do modelo esportivo.
Para piorar a situação, duas velas falharam durante as passagens, o que comprometeu ainda mais a tentativa de bater o recorde de velocidade.
Nesta segunda tentativa, o modelo norte-americano chegou “apenas” à marca de 404 km/h. O curioso é que, ao atingir essa velocidade, o piloto decidiu aliviar o pé do acelerador porque havia percebido que o carro estava se comportando de maneira estranha.
Posteriormente, foi constatado que o motor rodava em somente seis cilindros – e não nos oito que possui. O carro esportivo utiliza o motor V8 biturbo, que possui 1750 cv quando recebe gasolina E85 – cuja composição apresenta 85% de etanol.
Depois dessas duas tentativas frustradas, foi apenas no primeiro mês do ano de 2021 – mais precisamente no dia 17 de janeiro – que a SSC finalmente atingiu o objetivo de fazer com que o Tuatara fosse o carro mais rápido do mundo.
O modelo conquistou a expressiva média de 454,8 km/h. Para chegar a esse número, foram levadas em consideração as duas velocidades atingidas em passagens nas duas direções. O intuito disso foi anular possíveis alterações provocadas pelo vento.
Equipamentos de medição de quatro marcas diferentes – sendo elas Life Racing, Racelogic, IMRA e Garmin – foram colocados no carro com o objetivo de realizar a mais precisa aferição de velocidade possível.
Munido destes aparelhos, o SSC Tuatara atingiu 449 km/h na ida. Na volta, a velocidade foi ainda mais impressionante: 460 km/h. As duas marcas foram alcançadas no Kennedy Space Center, na Flórida.
O responsável por chegar às velocidades de ida e volta que compuseram a média de 454,8 km/h, foi Larry Caplin, proprietário do Tuatara que protagonizou o feito. E ele não detém uma unidade qualquer do modelo, mas sim a primeira fabricada no planeta.
O piloto, na terceira tentativa, percorreu os 4,1 km da pista da Flórida, trajeto substancialmente menor em relação aos 11km da pista de Nevada, utilizada pela SSC anteriormente.
Para atingir a proeza, a estratégia adotada pela SSC e pelo piloto foi a de utilizar os três primeiros quilômetros da pista para alcançar a velocidade máxima. O 1,1 quilômetro restante foi usado para a frenagem.
Foi adotado, também, o estilo “drag race”, ou seja, toda potência disponível no motor foi usada por 40 a 50 segundos, diferentemente do método utilizado na primeira tentativa, ocorrida em outubro de 2020. Nela, houve apenas cerca de 20 a 25 segundos de aceleração total.
A façanha alcançada pelo Tuatara fez o modelo liderar a seleta lista dos dez carros mais rápidos do mundo, além de colocar a SSC na classificação. Antes, nenhum carro da marca sequer compunha esse elenco; agora, detém o recorde mundial de velocidade.
Confira, a seguir, como ficou a lista, com a presença do veículo norte-americano.
Com um motor V12 biturbo, capaz de gerar 725 cavalos de potência e cuja capacidade é de 5,2 litros, o modelo inglês consegue chegar a 340 km/h. Vale destacar também o câmbio de transmissão automática e oito velocidades.
Apenas 3,4 segundos são suficientes para que o superesportivo chegue a 100 km/h. O valor dele, em reais, é de aproximadamente 1,6 milhão.
A tradicional marca italiana cobra, no mínimo, 335,375 dólares (aproximadamente 1,7 milhão de reais) de quem quiser adquirir o modelo que possui motor V12 de 800 cv de potência.
Em 2,9 segundos, o carro atinge 100 km/h. A velocidade máxima do veículo é de 340 km/h.
Quem não se lembra do épico McLaren Senna, inspirado no maior piloto da história do automobilismo mundial? Pois bem, este modelo da montadora britânica foi usado como base para a criação do carro batizado com o sobrenome do brasileiro.
O motor, no entanto, não tem a mesma potência do modelo em homenagem a Senna. O v8 turbo, com câmbio automatizado de sete velocidades, gera 720 cv de potência.
O carro custa cerca de 1,5 milhão de reais e atinge 341 km/h.
A marca que anunciou recentemente a saída do Brasil possui o modelo listado de menor motor entre os que aparecem na lista: V6 biturbo de 3,5L. O tamanho, porém, não significa necessariamente menor desempenho.
O veículo alcança 347 km/h de velocidade máxima.
Histórica concorrente da Ferrari, a Lamborghini não ficaria de fora da lista. Seu representante, o Aventador SVJ, chega a 349 km/h. Tal desempenho é possível graças ao motor V12 aspirado, ao propulsor de 6,5 litros, aos 769 cv de potência e ao câmbio automático de sete velocidades.
O início do Top-5 coincide também com a inauguração de uma nova marca no ranking: a dos carros que chegam a 400 km/h (ou mais). É o caso do modelo da McLaren, detentor de um motor V8 Twin-Turbo 4.0 com impressionantes 1050 cavalos de potência.
Em 12,8 segundos, o carro atinge 300 km/h, sendo que sua velocidade máxima é de 403 km/h.
Com preço de aproximadamente três milhões de dólares, o primeiro integrante da Bugatti no ranking possui motor W16 quadriturbo de oito litros e esmagadores 1500 cv de potência.
Isso faz com que seja possível ir de 0 a 100 km/h em dois segundos e meio, e chegar a 420 km/h de velocidade máxima.
O segundo integrante da Bugatti na lista dos dez carros mais rápidos do mundo também tem motor W16 quadriturbo, porém com potência ainda maior: 1578 cavalos.
Alterações na aerodinâmica e no câmbio do veículo fizeram com que sua velocidade máxima seja de 440 km/h para os compradores que desejam adquiri-lo.
Com medição feita pela Racelogic, o modelo sueco era, até janeiro de 2021, com seus 447,1 km/h, o carro mais rápido do mundo. Um resultado absolutamente incrível para um veículo lançado em 2015.
O motor V8 biturbo de cinco litros, juntamente com os 1160 cavalos de potência, ajudaram o piloto Niklas Lilja a conquistar a expressiva velocidade máxima mencionada anteriormente.
Enfim, o carro mais rápido do mundo. 1750 cavalos de potência; motor V8 Biturbo de 5,9 litros; coeficiente aerodinâmico de 0,29.
Essas especificações proporcionaram ao Tuatara, depois de três tentativas, a tão ambicionada conquista. Sua velocidade chegou a 454,8 km/h.
O recorde do SSC Tuatara não deve demorar muito tempo para ser superado. Pelo menos é o que ambiciona a Hennessey Performance Engineering, montadora com sede nos Estados Unidos.
O novo projeto da empresa – Venom F5 -, terá motor v8 de 6,6 litros e a impressionante potência de 1842 cavalos.
O diferencial é o conjunto mecânico do veículo. Ele possibilita que sejam necessários menos de três segundos para se chegar a 100 km/h e menos de cinco segundos para atingir a marca de 200 km/h. A leveza do carro de 360 kg é um atrativo a mais.
No mundo, haverá apenas 24 unidades, que podem ser adquiridas pela bagatela de simplórios 2,1 milhões de dólares (cerca de 10,7 milhões de reais).
Resta saber, no entanto, se o modelo será capaz de superar o recorde de velocidade do SSC Tuatara e se tornar o carro mais rápido do mundo.
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