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Já ouviu algum barulho no motor quando acelera o veículo? Saiba o que pode ser

Por Filtros Tecfil

Não é raro encontrar um veículo que apresente barulho no motor quando acelera. O diagnóstico preciso do que acontece pode reduzir problemas futuros.

Quem nunca ligou o veículo, colocou o pé no acelerador e ouviu um barulho metálico, em forma de pequenos estalos? O ruído característico é popularmente chamado de “batida de pino”, e tem sua explicação associada a um processo químico.

Barulho no motor quando acelera: principais causas

Os barulhos que ocorrem de forma sequencial são fruto de uma combustão da gasolina ou do etanol que foge do comum. Ela pode ser causada por motivos diversos e apresentar uma consequência considerada grave em determinadas circunstâncias.

Também chamado de detonação ou grilo do motor, o ruído não é provocado por nenhum pino, como o nome mais conhecido pode sugerir. Trata-se de uma combustão de pré-ignição, de acordo com o termo técnico.

O “tec-tec-tec” característico da batida de pino é causado por uma colisão de ondas na parte interna da câmara de combustão. A mistura de ar e combustível tem sua queima iniciada antes da faísca na vela, o que gera uma onda magnética. A segunda onda é gerada pela faísca. 

A colisão entre as duas ondas faz com que aconteça o barulho metálico peculiar, que também é um dos indicativos de que a embreagem dará problema no futuro.

Outras razões

Mas essa não é a única justificativa da batida de pino. Outro motivo para o barulho no motor quando acelera pode ser o depósito carbonífero na cabeça do pistão, que se torna incandescente com a temperatura e faz com que seja provocada uma explosão antes do momento correto.

Além dos motivos já citados, há também o superaquecimento do motor do veículo, ou um combustível de baixa octanagem que não tem resistência suficiente para uma elevada taxa de compressão.

É preciso ressaltar que, caso o veículo seja flex, é válido verificar a sonda lambda, um sensor no escapamento que informa à central eletrônica do motor qual combustível está vindo do tanque (gasolina ou etanol). Com essa informação, a central ajusta o motor para o combustível.

Do ponto de vista químico, o índice de octanagem da gasolina é muito menor do que o do etanol, o que faz com que o ponto de ignição – em termos mais simples, a faísca na vela – seja diferente para os dois combustíveis. 

Se o tanque possuir gasolina, mas for informado à central que existe etanol, a regulagem da ignição estará fora do ponto. Desse modo, a faísca pode demorar muito e permitir a combustão espontânea da mistura.

Engrenagem do motor

Consequências da batida de pino

Pode-se considerar que a batida de pino representa um perigo para o carro, pois pode danificar o motor e derreter ou furar as cabeças dos pistões, caso continue acontecendo durante muito tempo. 

Para corrigir o problema nessa hipótese, é possível usar uma retífica, que tem alto custo para o responsável pelo veículo.

Outros tipos de barulho no veículo

Amortecedores

Entre os inúmeros tipos de ruídos veiculares que podem acontecer (alguns mais perigosos que outros), destacam-se as falhas nos amortecedores. Quando eles necessitam de reparação, o veículo trepida de forma constante e perde sua estabilidade. 

E a forma mais fácil de identificar este tipo de problema é no momento em que se passa por lombadas.

Nesta situação, e na que o veículo cai num buraco, o barulho que surge indica que os amortecedores estão sofrendo falhas. O mesmo tipo de ruído pode aparecer quando o volante é esterçado.

Rodas

No caso de um barulho contínuo em uma das rodas, algo similar a um ventilador funcionando, é possível que o problema veicular esteja nos pneus.

Em análise atenta, pode-se constatar se os pneus estão ovalados ou apresentam alguma deformidade. 

Na banda de rodagem (a parte que fica em contato com o solo), podem aparecer desgastes irregulares – percebidos principalmente se a borracha tiver sido mais consumida de um lado do que de outro.

Motor em plena operação

Já na banda lateral do pneu (área na qual estão as informações do pneu referentes à marca, modelo e tamanho), podem surgir caroços ou bolhas, cuja formação pode remeter a impactos que os pneus sofreram. Podem ser eles os causadores do barulho.

Ar-condicionado

O ar-condicionado também pode ser o responsável por barulhos no veículo. Um ruído contínuo ao fundo pode significar que o compressor desse componente apresenta falhas. 

Alguns elementos que justificam isso: excesso de gás no compressor; falta de torque no compressor; tubulação de gás em atrito com demais componentes.

Por isso, tenha atenção a esses elementos, e higienizando-os quando necessário.

Radiador

Quando falta água no radiador, o motor pode ficar superaquecido e ser danificado. Para evitar esse problema, é preciso fazer uma checagem bastante detalhada do nível da água, além da atenção ao termômetro do painel e, claro, aos barulhos do veículo.

Agora, retomando o barulho no motor quando acelera, de forma contínua, sabe o que pode ser? Se você respondeu “perda de tensão na correia dentada”, acertou. Caso não seja reparada, a questão provavelmente irá afetar o cabeçote do motor e outras peças cujo conserto não sai barato.

Rolamento

Para sair um pouco da área do motor, é o momento de falar do rolamento de roda, que pode estar danificado. Trata-se de um grupo de esferas de aço que ficam presas entre anéis de metal para ajudar as rodas a girar rapidamente, diminuindo o atrito. 

Se o rolamento apresentar problemas, o barulho pode vir das rodas. Esse tipo de ruído é identificado pelo som áspero, parecido com um ronco, como se tivesse areia nas rodas.

O barulho inicia mais fraco e vai aumentando sua intensidade à medida que o veículo se move por uma distância maior. Em certos casos, um pneu desgastado pode fazer um ruído semelhante ao do defeito no rolamento. 

Por isso, quando ouvir o barulho, cheque primeiro os pneus e corrija quaisquer problemas neles antes de desmontar as rodas, pensando em realizar a troca dos rolamentos.

O suporte do motor pode estar danificado. Essa é mais uma das razões de barulhos indesejados no veículo. Dependendo do modelo, o motor possui o suporte de três ou quatro coxins — espécie de “almofada” responsável pela instalação do motor e amenizar sua vibração. 

Quando o motorista trafega em alta velocidade por terrenos irregulares, buracos ou lombadas, o motor tem seu peso distribuído de modo desigual por esses apoios, que podem se quebrar.

Quando um dos coxins está quebrado, é possível escutar um ruído grave. A confirmação do problema pode ser feita visualmente, checando o motor, ou provocando a torção do coxim ao puxar o freio de mão e tentar movimentar o veículo nessa condição.

Problemas na direção hidráulica

A falta de óleo na caixa de direção hidráulica também pode causar ruídos que devem ser observados para evitar problemas na direção. Os barulhos causados na direção são semelhantes a um “assobio” agudo.

Evitando um barulho no motor quando acelera: a importância da revisão 

É importante fazer a revisão do carro regularmente e realizar a troca do óleo a cada 10 mil km. Fique atento caso ruídos apareçam antes desse prazo, o que pode indicar vazamento de óleo. Uma forma de confirmar isso é checar o chão onde o veículo ficou estacionado em busca de pingos de óleo.

Agora é o momento de falar do sistema de frenagem do automóvel. Caso você pise no freio e observe um barulho agudo, como se alguma coisa estivesse raspando na roda quando você gira o volante, esse pode ser o sintoma de pastilhas desgastadas, finas, que precisam ser substituídas.

A recomendação é que elas sejam trocadas a cada 30 mil km rodados.

Se as pastilhas tiverem acabado de ser trocadas e mesmo assim apresentarem ruído, isso significa, provavelmente, que elas são de má qualidade ou muito duras. Além de fazer barulho, pastilhas ruins podem diminuir a vida útil dos discos, provocando um desgaste prematuro. 

Mesmo tendo conhecimento desses métodos que permitem evidenciar um barulho no motor quando acelera (ou de outras naturezas) e suas respectivas causas, uma coisa é regra. Busque o parecer de um especialista para realizar o diagnóstico definitivo e as manutenções necessárias. 

Afinal, seu carro possui milhares de peças que podem causar problemas, e nada melhor do que uma análise atenta, realizada por um técnico para identificar com precisão o que está acontecendo.


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